Paróquia São Sebastião
Endereço: Rua Cacilda Becker - 137 - Bairro Ribeirão
Amparo - SP - 13904-151
Horário de Atendimento:
6ª Feira das 08:30 as 11:00 e das 14:00 as 17:00 - 5ª Feira das 09:00 as 11:00 e Sábado das 09:00 as 12:00

NOSSA PARÓQUIA
A paróquia de São Sebastião desde a década de 60 está dividida em 13 Comunidades urbanas. Cada uma com o Santo Padroeiro(a) e um Coordenador, escolhidos em votação em cada uma delas, com a finalidade de dinamizar, aprofundar e fortalecer o espírito Cristão/Católico das pessoas que alí residem, integrando-os na vida Pastoral da Paróquia. Essas Comunidades desenvolvem atividades importantes na Paróquia como: atendimento aos pobres, as rezas nas casas, Novena de Natal, Via Sacra da Fraternidade e outros momentos propostos pela Diocese e ou Paróquia.
As Pastorais que atuam na Comunidade são: Pastoral da Criança, Catequese Infantil, da Perseverança, Crisma, de Adultos, da Família, do Batismo, dos Noivos, Liturgia, Irmandade de São José, das Vocações, Apostolado da Oração e do Dízimo.
Fazem parte da Paróquia as Comunidades: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Graças, Santa Adélia, San-ta Luzia, Santa Rita, São Roque, São Francisco, São Lazaro, São Lourenço, São Vicente, Santo Expedito e São Sebastião.

NOSSA HISTÓRIA
EM 11 de setembro de 1956 foi lavrado na Cúria de Campinas por determinação de Dom Paulo de Tarso Campos, o decreto de criação da Paróquia de São Sebastião do Ribeirão em Amparo. No dia 21 de setembro de 1956 foi nomeado seu primeiro pároco o Revmo. Pe. Pedro Tomazini. No dia 7 de outubro foi instalada a Paróquia com a posse do seu primeiro Vigário. Foi um ato solene com a presença de autoridades, sacerdotes, muitas representações e grande número de fiéis. O primeiro Vigário esteve à frente da Paróquia até janeiro de 1962. O segundo Pároco foi o Revmo. Pe. Luiz Cattaneo (Pime), ficando a frente da Comunidade até março de 1963. De março a junho desse mesmo ano a Paróquia ficou vaga e anexada a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, sendo que, em 2 de junho de 1963, festa do Divino Espírito Santo, a Paróquia do Ribeirão ficou a cargo do Pe. Francisco de Paiva Garcia, que nesse dia passou a provisão de Pároco.
Até dezembro de 1983 as celebrações sacras eram feitas na Igreja velha, quando se deu a inauguração da nova e moderna Igreja projetada pelo arquiteto espanhol Dr. Victor Pelaez Liera.
Uma das razões de grande entusiasmo da vida da Paróquia e que motivou e bastante as obras da Matriz, foi a preparação para a Ordenação do primeiro padre, saído, realmente da Comunidade: o Padre João Augusto Piazza. Esse acontecimento fez com que os esforços se multiplicassem no sentido de terminar as obras e deixar a Matriz em condições de celebrar o fato que marcaria sua inauguração.
Nesse tempo, foi ainda construído o Centro de Estudos da Paróquia, aproveitando-se a velha Igreja que sofreu profundas adaptações, respeitando-se a parte exterior do velho templo, marco de fé de nossos antepassados.
Hoje, o grande empenho e desafio da Comunidade está na construção do Centro Cultural Católico “João Paulo II”, importante centro de eventos da Paróquia com cerca de 3.000 metros quadrados. O local também será usado para apresentações teatrais para a comunidade, bem como, servirá também como importante centro de estudos.

CASA PAROQUIAL
Rua Cacilda Becker, 137 - Jardim São Lourenço
Fone/Fax: (19) 3807-2648 - CEP: 13904-151 - Amparo/SP

DATA DE CRIAÇÃO: 11/09/1956
FESTA: 20/01

EXPEDIENTE PAROQUIAL

Horário da Secretaria:

Terça a Sexta-feira - das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00

Sábado - das 08h00 às 12h00.

Atendimento do Padre:

Sábado das 09h00 às 12h00